segunda-feira, 2 de junho de 2008

CineCrítica - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

É um filme bastante interessante pelo ponto de vista histórico. O roteirista narra de forma dramática o fim de um dos mais famosos criminosos de todos os tempos: Jesse James. Protagonizado por Brad Pitt, o filme mostra o último assalto, mal sucedido, do bando de Jesse James e, a partir daí, descreve a tua decadência.

Jesse começa a se sentir perseguido quando descobre que alguns de seus comparsas planejavam entregá-lo a polícia para receberem a recompensa.

Cansado de mudar-se de moradia, sai à procura de seus parceiros para ficar próximo a eles e realizar um assalto que os deixará em uma situação tranqüila para suas vidas.

Robert Ford é um grande fã de Jesse desde criança, quando lia suas estórias e aventuras. Torna-se comparsa de Jesse e se vê ameaçado como os outros quando Jesse o procura novamente. Quando percebe que iria ser morto por Jesse, Ford se aproveita de um descuido para pegar sua arma e atirar-lhe pelas costas.

Após o assassinato, percebemos como, desde aquela época, os grande criminosos eram mais famosos que as grandes autoridades, vistos pelos seus feitos e atos de "heroísmo", exatamente como atualmente.

Pois Robert Ford, o assassino de Jesse James, é taxado de covarde e cai no anonimato sendo desprezado por todos, quando na realidade Jesse o condenou a isso.

Jesse se conformou com a morte quando descobriu a mentira de seus parceiros e como não achava digno o suicídio deixou a tua arma propositadamente no sofá de sua sala para Robert Ford. Virou-se para não enxergar a "punhalada" que estava prestes a levar. Seguiu em direção ao quadro e disse: "Este quadro está empoeirado". Pegou o espanador e ao subir na cadeira começando a limpá-lo enxergou o reflexo de Ford com a tua arma em suas mãos apontando para tua cabeça. Abaixou a cabeça para não ver o momento de sua morte e conformado foi baleado na nuca caindo desfalecido no canto da sala. Sua esposa ainda tentou reanimá-lo, porém em vão.

Então, Jesse sabia que iria ser morto e já havia se conformado com isso. Não foi covardia o que Robert fez, apenas defendeu-se e, ao mesmo tempo, executou o único serviço que Jesse queria mas não conseguiria realizar. Porém foi a maldição que Jesse deixou a ele e à seu irmão. Não os matou, mas fez pior, fez eles viverem com remorço, com sentimento de culpa e odiado pelo povo. O que os levou à morte lenta, pior que a morte por um tiro certeiro que sairia da arma de Jesse James.

O corpo de Jesse foi exibido a milhões de pessoas nos Estados Unidos, colocado em um recipiente com muito gelo para conservação. Todos tiraram fotos para recordção daquele que até hoje é, sem dúvidas, o maior criminoso que os Estados Unidos já conheceram em todos os tempos.

Este filme merece essa descrição porque é um filme rico em detalhes, como se a narração fosse tirada de um livro. Apesar do filme ser longo e maçante, o drama colocado em seu roteiro lhe prende até o fim para saber o que acontecerá com Jesse e teu assassino. Faz, a cada cena, a tua imginação voar.

Para quem espera um ótimo filme de ação encontrará uma ótima história com um drama sensacional.

Nenhum comentário: