quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CineCrítica - O Dia em que a Terra Parou

Estrelas...quem diria, Keanu Reeves (o ator conhecido por seus semblantes frios e fisionomia uniforme) é um alien na refilmagem do longa "O Dia em que a Terra Parou". Logo em um momento em que o meioambiente é alvo de tanta atenção, Klaatu (Reeves), o amigo do planeta Terra, vem conferir os furos que a humanidade tem deixado.

Diante de uma película com imagens tranquilas, sem sustos e certos efeitos visuais, você até poderá dizer: "eu já vi isso no tal desenho", ou "igualzinho naquele filme x". De fato, alguns aspectos estéticos parecem um pouco retrô, mas é um prato satisfatório para os fãs de sci-fi, e ainda aqueles que quiserem conferir a nova versão da produção original de 1951.

Curioso foi o papel do filho de Will Smith, o ator mirim Jaden Smith, que ao longo do filme, cresce e surpreende ao lado dos colegas Reeves e Jennifer Connelly na pele do impetuoso Jacob Benson.

Como se trata de uma refilmagem sobre extraterrestres, espere deja-vus como a tradicional tática "atire antes, pergunte depois" do exército norteamericano, que já não precisa mais provar superior poderio bélico e militar a ninguém (embora, no cinema, ainda insista em faze-lo). Encarar batalhões armados e prontos para atirar em um alien (coitado) já ficou chato, apesar de fazer tempo que não assisto um filme assim. No mais, além do marketing de praxe, fica a crítica sobre como os humanos tratam o planeta (e como os EUA são briguentos quando encontram alguém que não vão com a cara).

Um comentário:

Renan Barreto disse...

Se eu fosse fazer uma resenha/ review eu faria da mesma forma que você fez Rodolpho. Tenho que concordar que o filme tinha um visual retrô proposital, talvez até para homenagear o filme original. Eles poderiam ter dado um upgrade visual no robô, mas não o fizeram justamente por esse respeito. O marketing feito no filme causava risos em algumas ocasiões, mas por mais engraçado que fosse era bem feito, diferente das novelas brasileiras. E pra terminar tenho que concorda talento é algo que está no DNA das pessoas. O menino, filho de Will smith é um grande ator. Se eu tivesse um terço do talento dele, certamente estaria em algum outro ramo que não fosse jornalismo. rsrs

Valeu, Rodolpho, grande texto.