sábado, 11 de abril de 2009

CineCrítica - Watchmen - O Filme

Felizmente, o projeto, baseado na brilhante história de Alan Moore e nos traços clássicos de Dave Gibbons, foi parar nas mãos de Zack Snyder que o tratou com a fidelidade que seus admiradores exigiam. O ponto central de Watchmen é a iminência de uma guerra nuclear em larga escala entre os Estados Unidos e a União Soviética. A obra é um universo de discussões sociais, morais, artísticas, governamentais... humanas.

A história condensa e alterna passado e presente, com um bombardeio de informações, origens, sub-tramas e imagens. Como a graphic novel, não é para se experimentar uma única vez, pois exige amadurecimento e análise. A equipe de roteiristas também teve suas próprias e inspiradas alterações. São atalhos criados para eliminar tramas paralelas e dar relevância a determinados personagens. O novo final mantém a integridade ideológica de Moore.

Esse filme conta com um excelente elenco com atuações memoráveis (as que mais impressionaram em ordem de importância): Jackie Earle Haley (Rorschach), Jeffrey Dean Morgan (Comediante), Patrick Wilson (Coruja), Matthew Goode (Ozymandias) e Carla Gugino (a 1ª Espectral).

Snyder recria os cenários e figurinos com uma fidelidade obsessiva (ainda bem) e conta com uma produção bem rica. Suas marcas como cineasta ficam restritas às cenas de ação. O diretor não adicionou nenhum momento mais empolgante que não existisse na graphic novel, mas não perdeu a oportunidade de torná-los mais violentos e intensos.

3 comentários:

Renan Barreto disse...

Se eu tivesse visto filme ou terminado de ler as HQs faria um comentário inteligente. POr enquanto só posso dizer o seguinte. Tenho que ver!!!!! Tô doido pra assistir isso.

Valeu!!!

Nayra Bastos disse...

Eu tentei assistir,mas tem censura de 18 anos ¬¬
Já li várias críticas e fiquei animada para ver, poxa!

Luiza Judice disse...

Eu não li a HQ mas vi o filme e achei uma idéia simplesmente genial. Definitivamente me deu vontade de conhecer a obra original.

O elenco do filme é de peso, tudo é muito bom.

:*