terça-feira, 28 de junho de 2011

Crítica musical - Alice Cooper


Texto produzido por Mário Mendes.

No dia 3 de junho de 2011 terminou a mini-turnê de Alice Cooper no Brasil. Foi um excelente show do lendário cantor de rock, de 63 anos, que veio ao Brasil pela primeira vez em 1974.

Em plena forma tia Alice faz retrospectiva da carreira, apresentando uma música nova: “I´ll bite your face off”. Com um set list recheado de clássicos, Alice Cooper abre a apresentação com garras de aranha e a tradicional maquiagem ao som de “The Black widow”, soltando faíscas das mãos. Na sequência, surgem a pesada música “Brutal planet” e o clássico “I´m eighteen”.

O cenário da turnê “No more Mr. Nice Guy – The original evil returns” usa elementos da turnê anterior, do álbum Along came a spider, de 2008. A banda é formada pelos guitarristas Tommy Henrik, Damon Johnson e o experiente Steve Hunter (que foi guitarrista de Alice Cooper nos anos 70), o baixista Chuck Garrick (ex-Dio) e Glen Sobel na bateria.

Depois de “Under my wheels”, e após distribuir dinheiro espetado numa espada em “Billion dollar babies”, a clássica “No more Mr. Nice Guy” empolga o público, que canta junto. A música “Hey stoopid” volta a marcar presença no set list de Alice Cooper, para a alegria dos fãs do álbum Hey stoopid, de 91. Após “Is it my body”, “Halo of flies” é reproduzida com riqueza de detalhes instrumentais e um bom solo de bateria.

No momento da nova música, Alice Cooper está com uma camisa onde se lê “new song”, a nova música se chama “I´ll bite your face off”, um rock´n´roll animado no melhor estilo Stones. Outros momentos de destaque no show são quando tia Alice usa e abusa de seu potencial teatral; ele canta “Only women bleed” e “Cold Ethyl” contracenado com uma boneca, e em “Feed my Frankenstein” surge um Frankenstein gigante de quatro metros no melhor estilo Eddie do Iron Maiden. Um dos momentos mais empolgantes do show é quando é tocado o hit “Poison”.

Ao som de “Killer” surge a guilhotina; Após “perder a cabeça” Alice Cooper canta o grande clássico “School´s out”, em clima de festa, e é quando surgem balões gigantes que tia Alice estoura com a espada para logo em seguida fazer uma bem sacada citação de “Another brick in the wall”, do Pink Floyd.

Tia Alice reaparece com a bandeira do Brasil e uma camisa da seleção brasileira com o número 18 de “I´m eighteen” escrita Cooper, que vem por baixo do figurino de político em “Elected”. No final, ele faz reverência ao grande nome da guitarra Jimi Hendrix, cantando “Fire”. É o fim do ótimo show do grande mestre do rock teatral.


Set list:
1- The Black Widow
2- Brutal Planet
3- I’m Eighteen
4- Under My Wheels
5- Billion Dollar Babies
6- No More Mr. Nice Guy
7- Hey Stoopid
8- Is It My Body
9- Halo of Flies
10- I’ll Bite Your Face Off
11- Muscle of Love
12- Only Women Bleed
13- Cold Ethyl
14- Feed My Frankenstein
15- Clones (We’re All)
16- Poison
17- Wicked Young Man
18- Killer/I Love the Dead
19- School’s Out
Bis
20- Elected
21- Fire

Nenhum comentário: