domingo, 17 de julho de 2011

CineCrítica - X-Men Primeira Classe

X-Men - Primeira Classe veio assim sem muito alarde, mas acho que merece o título de melhor filme dos X-Men já produzido. Ao longo da sua produção surgiu uma avalanche de críticas por não conter os personagens favoritos da galera. Outro ato falho foi um marketing no mínimo curioso: posters feios e teasers que mostram bastante coisa do filme, o que eu particularmente detesto, pois estraga a surpresa.

Com atuações inspiradas de James McAvoy e Michael Fassbender que interpretaram os personagens Xavier e Magneto, respectivamente, os atores comandaram o filme. Relembrando que Stan Lee quando criou Xavier e Magneto inspirou-se livremente nos debates ideológicos da época de Martin Luther King e Malcolm X pelos direitos dos negros. Por causa disso mesmo, esse idealismo não poderia estar de fora desse filme.

A primeira classe está no filme apenas para servir como entretenimento descontraído com piadinhas e para as cenas de ação. A exceção do "grupelho" é Mística, que é uma transmorfa, mas possui uma aparência real hedionda - escamosa e com olhos amarelos. Dada a natureza tranformadora de seu poder, ela consegue esconder sua forma verdadeira do resto do mundo. Mas como alcançar seu potencial se você vive sua vida concentrando-se em ser alguém que não é?

O personagem de Kevin Bacon, o mutante vilão Sebastian Shaw, é uma grande homenagem ao excêntrico, ao cafona, ao CAMP. Tudo que o cerca é exagerado: seus aliados, sua base, seus veículos e o seu poder. O vilão, cercado de excentricidades dignas dos personagens que davam trabalho a James Bond traz o elemento indispensável a qualquer filme de quadrinhos que se preze: um bandido sacana e playboy com um plano maligno mirabolante de dominação/destruição global.

Sendo assim, o filme traz uma união improvável: Bryan Singer (produtor e roteirista) que dirigiu os dois primeiros X-Men e Matthew Vaughn (diretor), de Kick-Ass. Nunca imaginei que razão e a emoção poderiam se entender tão bem em um blockbuster. As questões filosóficas e as piadas e as cenas de ação foram dessa forma muito bem dosadas e fizeram desse filme a grande surpresa das férias.

Nenhum comentário: