sábado, 14 de março de 2009

CineCrítica - Operação Valquíria

Opa, posso ouvir Cruise falando em alemão. Não acredito, que fo....ah não, deixa. Vai ser tudo em inglês mesmo. Ia dar muito trabalho se geral tivesse que aprender alemão para a produção. Afinal de contas, Bryan Singer não é nenhum Mel Gibson.

A Segunda-Guerra é de fato um assunto que fascina. E o filme sério dirigido por Singer (X-Men 1 e 2, Superman Returns) cumpre o papel de recriar o ambiente da tentativa de assassinato do Führer em junho de 1944. Uma das quize tentativas, sem sucesso por sinal (duh). Tom Cruise, o Coronel Claus von Stauffenberg, com, apenas, três dedos (seis a menos que Lula, rs) comandou toda a missão, que chega a dar pena, de nao ter sido completada. Só no time dos conspiradores tem alguns feras incluindo Kenneth Branagh como o ágil General Henning von Treschkow, e Terence Stamp como o honroso Ludwig Beck. Além do "fiél" General Friedrich Fromm, interpretado por Tom Wilkinson. Este foi o terceiro trabalho sobre a história de Stauffenberg, sendo as duas últimas produções alemãs.

Amarrado, dinâmico e cheio de linhas proferidas por personagens de diversas patentes. Não espere uma película sobre a guerra, mas uma trama envolvendo tentativa de assassinato e golpe de estado (apesar de admitir que só de ver e ouvir os exércitos serem reunidos já dá aquela ânsia de guerra ahhh). Basicamente, os conflitos internos alemães se baseiam em uma jornada próxima de atos diplomáticos e com manipulação, tentando alcançar a beira do bom senso para a "Sacred Germany". E não é que o próprio Hitler aparece, ainda sim, prefiro a versão germânica de "A Queda - As Últimas Horas de Hitler". Pareceu-me mais autêntico à figura de Adolf.

3 comentários:

Tiago Duarte Dias disse...

Tô para ver esse filme, mas eu vi a queda e acho difícil qualquer outro filme fazer um Hitler melhor.

Renan Barreto disse...

Eu gostei do texto. Tá engraçado. Eu não vi o filme, mas por puro preconceito por achar meio batido o tema.

valeu, Rodolpho

Emiliano disse...

Cara, eu não vi esse filme. Aliás, dos que têm sido exibidos no circuito, não vi nenhum ainda.

Mas falando em Kenneth Branagh, e aproveitando o tema Nazismo, recomendo fortemente o filme "Cospiração".

O filme trata da reunião da alta cúpula nazista a respeito do que fazer com os judeus. A chamada "solução final", nas palavras dos nazistas. O filme se passa todo em uma mesa de jantar, com diálogos sensacionais e um clima tenso de prender na cadeira. É um show de interpretação com um elenco estelar comandado por Kenneth Branagh. Filmão!